Itaúna   •    
 
 
 

Sindicato

 

 

Histórico

02 de fevereiro de 1991, nascia o SINDEXTRA, fruto de uma necessidade de dar ao empregado representatividade e às empresas meios de debelar a devassa judicial de inúmeras ações de horas  “ in itinere”.

No decorrer dos anos o sindicato dos trabalhadores se firmou, sem renda, sem ajuda e na maior das desconfianças, porque o empregado não viu nele sua casa , tendo pelo contrário como casa patronal.

A dignidade da instituição foi conquistada aos poucos, quando se revelou um sindicato com brios, que não aceitava propinas e afagos empresariais e vivia com a pequena arrecadação.

Os tempos revelaram um sindicato que não remunera diretores e presidência, como espelho de sua transparência.

Cada presidente em sua passagem deixou marcas profundas e inalienáveis, desde os primeiros: Luis Nogueira Guimarães, de saudosa lembrança, consolidou as bases que levariam o sindicato à estrutura que hoje tem e mantém, preocupando-se com o trabalhador que não tinha nos primeiros anos nenhuma ajuda médico/ odontológica e se esforçando para introduzir nos acordos coletivos melhorias para a classe trabalhadora, reivindicando alimentação de qualidade, local para as refeições, condução adequada, tudo numa época difícil de pouca valorização da mão de obra. Agnaldo José da Silva, deu suporte na crise, não permitindo o desaparecimento do sindicato quando ninguém queria assumir a presidência e a instituição estava fadada a desaparecer. Maurílio Capanema Lopes, em seus mandatos consolidou a saúde financeira que permitiu mais tarde investimentos como a compra de sede própria e firmou os ideais que deram vida ao sindicato, tendo inclusive organizado torneio de futebol para os empregados . Walmir Falcão Filho, teve passagem marcante quando decidiu comprar e reformar as salas em que funciona hoje o SINDEXTRA, trouxe o sindicato para mais perto dos funcionários, instituindo uma nova fase no sindicalismo extrativista da região, e por fim neste último mandato o atual presidente Murilo Augusto Lovaglio Guimarães, alavancou a classe dando coesão á categoria, conseguindo ineditamente superlotar a sede em inúmeras reuniões da negociação coletiva do ano anterior, deu novo formato ao sindicato estruturando-o ainda mais com a criação de canais de comunicação com o empregado, seja na distribuição de folhetos informativos, seja  como agora viabilizando a criação do site do sindicato, bem como, do jornal cuja a circulação da primeira edição será feita por mala direta, esta modernização fez com que o sindicato se tornasse conhecido e referência entre os empregados consolidando definitivamente o SINDEXTRA como sindicato moderno e atuante .

A nossa luta permanece a mesma, isto é, ser exemplo de confiabilidade, sem admitir ingerências típica de instituições pelegas, manter-se distante de lutas que não são seu objetivo, principalmente, as políticas, porque a única que nos interessa é a política sindical sadia e ordeira, enquanto for possível manter a paz entre capital e trabalho, no mais tudo será feito para que o esforço de tantos anos não seja em vão.

Este é o resumo de nossa história, outros poderão dela participar e dar outros matizes que não conseguimos até aqui, sempre porém na esperança de que nunca percam a dignidade.      

          

 
 
Sindextra - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas de Itaúna e Itatiaiuçu
Praça Doutor Augusto Gonçalves, 146 - 9º Andar/Sala 911 - CEP: 35.680-054 / Centro - Itaúna/MG
Fone (37) 3242-1762  /  sindextra@sindextra.com.br